Osteopatia
A Osteopatia é um tratamento, especialidade da área da Fisioterapia. É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

Então Osteopatia é massagem?
NÃO, e esta é uma pergunta e um equívoco muito comum cometido por quem desconhece esta Especialidade. Massagem é um termo geral na qual qualquer pessoa até mesmo sem conhecimento técnico algum faz “fricção ou deslizamentos” em alguma área do corpo. A OSTEOPATIA, como já explicado é uma especialidade e uma técnica de tratamento na qual o tratamento é aplicado apenas por Fisioterapeutas que estudam 5/6 anos minuciosamente a Anatomia, Fisiologia, Biomecânica, Patologia, etc. de todos as partes do corpo humano para que o tratamento seja focado no paciente como um todo, a Osteopatia não trata sintomas isoladamente, e sim busca tratar a causa. O objetivo é corrigir as alterações teciduais que impedem o organismo de manter seu funcionamento ideal trata-se de um tratamento muito específico e individualizado para cada paciente. A Osteopatia como modalidade de tratamento é reconhecida e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e hoje no Brasil encontra-se em plena expansão devido aos resultados que ela promove e em curto prazo de tempo comparado á técnicas de reabilitação mais tradicionais.
Qualquer pessoa pode se tratar com a Osteopatia, pois ela é adaptável a qualquer faixa etária, desde bebês podem receber tratamento bem como idosos, crianças, gestantes, adultos, atletas, enfim, nosso objetivo principal é promover a saúde em sua integralidade ao corpo do paciente, para tanto tratamos o corpo como um todo. O foco da Osteopatia não é a doença e sim a integralidade do indivíduo, trabalhamos para ajudar o corpo a restaurar sua homeostasia e sua saúde. São várias alterações que levam o paciente a procurar o atendimento através da Osteopatia, tais como: processos que ocasionam dores na coluna, hérnias discais, ciáticas. Problemas nos ombros, braços, quadris, joelhos e tornozelos. Dores de cabeça, disfunções de ATM (articulação têmporo-mandibular), alterações de visão, audição, zumbidos, sinusite, alterações posturais, gastrites, refluxo, hérnias hiatais, constipação, cólicas menstruais, TPM, endometriose, fibromialgia, sinusites, alergias, alterações reumatológicas, auto imunes, dentre outras patologias. No caso de bebês e crianças a procura maior é devido á assimetrias cranianas, cólicas, refluxo, choro excessivo, bebês que não dormem bem, dentre outras alterações. Lembrando que a atuação da Osteopatia visa a promoção da saúde do paciente.
Primeiramente o paciente passa por uma consulta, na qual o Fisioterapeuta irá detectar alterações e disfunções que necessitam de correção. A cada consulta o paciente recebe suaves ajustes manuais: articulares, musculares, membranosos, viscerais, os quais geram descompressão e restauração do movimento dos tecidos comprometidos por diversas disfunções (vértebras, pelve, membros, suturas de crânio, nervos, órgãos internos, mandíbula, etc.). Proporcionando melhora da flexibilidade e mobilidade articular, da postura, da função visceral, transmissões nervosas e vascularização tecidual gerando condições ideais para que o corpo combata inflamações, cansaço, fadiga e a dor. Além de tratamento, muitos pacientes procuram a Osteopatia como forma de prevenção, para aumentar qualidade de vida, para melhorar a performance num determinado esporte ou atividade física, até mesmo para melhorar a qualidade de sono e consequente disposição no dia a dia dos pacientes.
Sim, no Consultório em específico temos uma maca de flexodistração, que é a mesa Flex Trac 500Z MFD, equipamento que apresenta flexão-distração automática, desvios laterais e drops que tornam as manipulações mais confortáveis ao paciente minimizando o impacto nas articulações e em casos de problemas na coluna ela AUXILIA o tratamento.
Apenas o tratamento com a maca NÃO soluciona o problema do paciente, ela é apenas um auxilio e um conforto ao paciente ao realizarmos manipulações utilizando ela. A maca não é um tratamento, a Osteopatia sim é o tratamento, sendo contra-indicado tracionar uma coluna sem ter corrigido as sobrecargas biomecânicas e as causas das mesmas através do tratamento Osteopático, quem utiliza uma tração sem efetuar as devidas correções Osteopáticas que só um profissional que tem conhecimento pode executar, corre o risco de piorar e agravar o quadro do paciente, é importante frisar que a tração não é utilizada em todos os atendimentos, apenas em casos específicos nos quais em média 5% do tempo do atendimento utilizamos este recurso, ela NÃO trata alterações na coluna, o tratamento é a Osteopatia, e esta especialização é tão séria que não pode ser aplicada por profissional sem o tempo mínimo de formação preconizado pela OMS e exigido pela resolução Coffito 220- DOU n° 108, e a seriedade da exigência da formação do profissional reflete é claro nos excelentes resultados que a Osteopatia têm tido como tratamento para diversas alterações.
Venha você também se beneficiar e conhecer o que a Osteopatia pode fazer por sua saúde e qualidade de vida… Agende sua consulta.